MÍDIA DIGITAL FUNCIONA?


MITOS E VERDADES

Quando falo de mídias digitais, com toda a mensuração que ela nos disponibliza, sempre penso naquele velho ditato: A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Tenho visto inúmeros empresários retirarem todo o investimento da mídia offline e apostar numa página no face, achando que quando veêm 40 mil vizualizações no impulsionamento das postagens, imediatamente transformarão sua marca em líder de mercado. Enquanto tem um recall de imagem dos investimentos anteriores, ainda se equilibram, mas, com o passar do tempo, naufragam nesse imenso mar de informação disconexas e sem essência.

Pior ainda, são as agências “especializadas” que surgiram no mercado, com profissionais com quase nenhuma experiência, já dando certezas a respeito da total eficácia dos seus métodos e processos. Vi por esses dias uma delas enumerando razões para não se contratar essa ou aquela agência. Só pude rir da tanta puerilidade.

Não que não exista profissionais competentes! Existe sim. Mas uma análise e um posterior diagnóstico do mix de marketing adequado, vai muito além dessas visões limitadas e egocêntricas.

É notório que todo o processo de comunicação sofreu uma mudança drástica com o advento de mídias digitais. Agora qualquer pessoa é uma geradora de conteúdo, papel esse que só ficava nas mãos de alguns profissionais que trabalhavam em veículos de comunicação de massa: rádios, tvs, jornais, revistas. Era um universo muito pequeno, muito articulado, e nada democrático. Era terrível.

Eu sou da época que a novela das 8, num capítulo final, atingia 96 pontos no Ibope, com picos de 100. Era fácil implacar uma marca. O planejamento de mídia nem precisava de criatividade. Era inserir na tv e no jornal e pronto! Em um ano de algum investimento a empresa passava de inexistente a uma das primeiras na mente do consumidor.

Hoje, muita coisa está diferente. Mas os princípios do marketing são os mesmos. A competição está mais acirrada, mas o remédio é o mesmo. E a receita, quem deve prescrever, são profissionais com competências em todo o vasto universo do marketing. Assim, as chances de acertar a dose certa de cada investimento, seja em mídia digital, ou em mídia offline, ou num mix das duas, são muito maiores.

INSCREVA-SE NO NOSSO WORKSHOP

#mídia #digital #mito #verdade #funciona #workshop

Posts Em Destaque